terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Van Gogh



Van Gogh



Vincent Van Gogh nasceu na Holanda, no dia 30 de março de 1853. Começou a atuar por volta  dos 15 anos de idade.trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase 20 anos foi morar em Londres, e logo depois em Paris. Mas  seu interesse por assuntos religioso era tão grande, que resolveu estudar teologia, na cidade de Amsterdã. Mesmo sem terminar o curso, atuou como pastor na Bélgica, por pouco tempo, aproximadamente 6 meses. Impressionado com a vida e o trabalho dos mineiros da cidade, elaborou vários desenhos a lápis.

Em 1880 retornou a Haia, e passou a dedicar mais o seu tempo a pintura. Com influência da Escola de Haia, realizou uma série de trabalhos, utilizando técnicas de jogos de luzes, onde suas telas retratavam a vida cotidiana dos camponeses e os trabalhadores na zona rural da Holanda.

Em 1886, foi morar em Paris com seu irmão. Neste período conheceu  pintores como Emile Bernard, Paul Gauguin, Edgar Degas e Toulouse Lautrec, representantes do impressionismo, recebendo assim uma influência muito grande desses artistas impressionistas, onde podemos ver em varias de suas obras.

Depois de 2 anos , mudou-se para cidade de Arles, ao Sul do País. Como era uma região com muitas paisagens rurais, acabou por pintar várias obras com girassóis.
Convidou Gauguin para morar com ele no Sul da França, juntos  fundaram um centro artístico naquela região. Com o tempo os dois começaram a ter desentendimentos, fazendo com que Gauguin, voltasse para  Paris, e Vincent entra então em depressão, tendo em várias ocasiões ataques de violência e seu comportamento ficou muito agressivo. Nesta época chegou a cortar a orelha.

“Alguns biógrafos da vida do artista afirmam que o ato foi uma espécie de vingança contra sua amante Virginie, depois que Van Gogh descobriu que ela estava apaixonada pelo artista Paul Gauguin. De acordo com esta versão, Van Gogh teria enviado a orelha ensanguentada, dentro de um envelope, para a amante.”

Seu estado psicológico passou a refletir em suas obras, começou a pintar com pinceladas rápidas e pequenas. Em 1889, sua doença ficou mais grave onde acabou internado em uma clínica psiquiátrica. Nesta clínica que era dentro de um mosteiro, existia um belo jardim, onde passou a ser sua fonte de inspiração, foi ai que começou a surgir em suas pinturas as curvas em espiral.

Tempo depois deixou a clinica e voltou a morar em Paris, próximo de seu irmão e do doutor Paul Gachet, que iria lhe tratar. Porém sua situação depressiva não regrediu. No dia 27 de julho de 1890, atirou em seu próprio peito, foi levado ao Hospital, mais não resistiu, morrendo 3 dias depois.

Algumas de suas Obras:







Pablo Picasso



Pablo Ruiz Picasso



Ele nasceu 25 de outubro de 1881 em Málaga, na Espanha e morreu na França em abril de 1973, em sua carreira como artista criou 22,000 obras de arte em uma variedade de meios, incluindo escultura, cerâmica, mosaicos, cenografia e artes gráficas . Foi estimulado por seu pai que era professor de desenho, estudando na Escola Superior de Belas-Artes de Barcelona.

Passou por vários estilos, entre eles o cubista, o surrealista e o expressionista. Sofreu influências da arte africana e da colombiana.
Sua obra retrata principalmente fatos da vida burguesa e da vida circense. Seu trabalho mais conhecido é "Guernica", pintado em 1937, inspirado na cidade espanhola, destruída durante a Guerra Civil da Espanha e que possuía o mesmo nome.
Entre suas obras podemos citar: "Arlequim", "A Guitarra", "Mendigos", "O Cego", "A Família Soler", "O Moço do Cavalo", "Mulher de Verde", "A Alegria de Viver", e outras.


Em seus últimos anos  Picasso voltou-se para criações de fantasia e invenção de quadrinhos. Ele trabalhou de forma consistente em escultura, cerâmica e nas artes gráficas, produzindo milhares de desenhos soberba, ilustrações e cenografias. Com vigor inabalável pintou variações brilhantes sobre as obras de outros mestres, como Delacroix e Velázquez, e continuou a explorar novos aspectos da sua visão pessoal até sua morte. Seus últimos trabalhos notáveis incluem estupro das Sabinas (1963;. Mus Picasso, Paris) e Young Banhista com areia Pá (1971, coleção particular, França). Em virtude de sua vasta energia e poder esmagador de invenção Picasso continua a ser destaque entre os mestres de todos os tempos.

“Deus é, sobretudo, um artista. Ele inventou a girafa, o elefante, a formiga. Na verdade, Ele nunca procurou seguir um estilo – simplesmente foi fazendo tudo aquilo que tinha vontade de fazer”.  Pablo Picasso.

Algumas de Suas Obras:




quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Bob Tyrrell



Bob Tyrrell



Bob Tyrrell, nasceu em Detroit ( USA ), e começou a tatuar praticamente tarde, com 30 anos aproximadamente, mesmo assim ele tem uma carreira que a maioria dos artistas só podem sonhar. Seu talento para realismo em Preto e cinza, e tatuagens de horror, faz com que este seja um dos melhores do mundo, ganhando diversos prêmios.

Filho de um artista comercial, Bob cresceu em torno da arte:
“ Meu pai é um artista incrível, ele fez uma porrada de pinturas a óleo da vida selvagem e marítimas.”

Mesmo com todo esse talento e sendo mundialmente conhecido, é um artista de uma humildade  incrível ...

Alguns de Seus Trampos :













Ben Wilson



Bem Wilson – Arte em chicletes



Ben Wilson faz pinturas em miniatura em pedaços de chiclete descartados em calçadas de Londres.

O artista britânico Ben Wilson faz pinturas em miniatura em pedaços de chiclete descartados em calçadas de Londres. A BBC passou um dia nas ruas com o pintor para ver como ele cria suas obras.
Durante os últimos seis anos, Wilson foi para as ruas da cidade em busca de gomas de mascar coladas no pavimento nas quais pudesse criar suas obras.
O artista já criou mais de 8 mil obras - cada uma delas fotografada e catalogada em seu arquivo. Ele diz que "é interessante fazer algo diferente e criativo com algo que as pessoas consideram nojento".
Uma pintura de Wilson pode levar de duas horas a três dias para ser concluída. Além do trabalho autoral, o pintor também faz pinturas encomendadas pelo público. A Sociedade Real de Química o contratou  para pintar representações de cada um dos 118 elementos conhecidos.
Seu trabalho também o transformou em celebridade na Coreia do Sul, depois que ele apareceu em um canal de televisão local.

Alguns de seus mini trabalhos:








terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Dalton Ghetti


Dalton Ghetti





Nasceu no ano de 1961, é um artista conhecido por criar obras de arte nas pontas dos lápis.
Dalton, que trabalha como carpinteiro há cerca de 25 anos, usa três ferramentas básicas para fazer suas criações – uma lâmina de barbear, agulhas de costura e uma faca de modelagem. Recusa-se a usar lupa e nunca vendeu nenhum de seus trabalhos, somente presenteia os amigos. Ele disse: "Eu uso a agulha de costura para fazer furos ou cavar o grafite. Eu crio linhas e transformo o grafite lentamente na minha mão"
Ghetti nasceu no Brasil, morando hoje nos EUA. Tem uma caixa de esculturas que quebraram enquanto trabalhava nelas, que ele carinhosamente chama de “a coleção cemitério”. Ele disse: “Tenho poucas peças quebradas por isso decidi cola-las em alfinetes e em expor para uma vitrina. As pessoas podem pensar que é estranho mante-las, mas elas ainda são interessantes. Eu trabalhei nelas por meses para que possam estar mortas agora”.
O maior tempo que ele trabalhou em uma escultura foram dois anos e meio em um lápis, com cadeias de interligação. O tempo normal em uma escultura levam alguns meses.

Alguns de seus trabalhos:






Papel e Lápis

Materiais para desenhar.

Na real não importa muito a técnica do desenhista, porém é sempre bom ter um bom material de desenho. Claro que  o material não vai trabalhar sozinho. O desenhista tem que praticar, o talento  do desenhista não vem do nada, e sim, vem de sua busca por melhoras, é a vontade que ele tem de desenhar, o interesse. Se caso você não gosta de fazer desenhos, não fica com vontade de desenhar quando vê um papel e uma caneta, é melhor procurar outro tipo de ofício. Ninguém nasce sabendo desenhar, a pessoa chega a certo nível, praticando, desenhando sempre que possível, é a pratica que leva ao aperfeiçoamento. O que o material adequado vai fazer é auxiliar o desenhista a fazer a sua “ ARTE “ de maneira mais prática, rápida e flexível. Por isso é importante ter um bom material.


1 – Papel.


Existem, vários tipos de papel, com peso, formatos, tamanhos diferentes, são inúmeros ,
Aqui vou postar alguns desses variados modelos de papel.

A numeração mais comum é a da Série “ A “, que vai do A0 ( maior ) até o A8 ( menor ). E  seus tamanhos  duplicam pelo lado menor, conforme a numeração. Por exemplo, um papel A3 é 2 vezes maior que o A4, isso claro multiplicado pelo lado menor, no caso é como se fossem 2 A4 colocados lado à lado de pé.

Papel A4: É o mais comum, suas dimensões são de 210 X 297mm, levemente menor que uma folha de ofício. O peso é de 75g.

Papel Canson: Existe em vários tamanho, porem se a dimensão dele for igual ao A4 , seu peso é de 90g pra cima. É o tipo de papel um pouco mais requintado, voltado mais para a arte final.


2- Lápis


Os lápis para desenhos são numerados conforme a dureza e intensidade do traço que deixam.
Aqui  exemplifico as variações e os modelos ( H, HB,B ) do mais solido ao mais macio:

Legenda das classificações dos tipos de lápis



H – lápis mais duro e claro
HB – Lápis de média dureza e clareza
B – Lápis mais macio e escuro