terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Pablo Picasso



Pablo Ruiz Picasso



Ele nasceu 25 de outubro de 1881 em Málaga, na Espanha e morreu na França em abril de 1973, em sua carreira como artista criou 22,000 obras de arte em uma variedade de meios, incluindo escultura, cerâmica, mosaicos, cenografia e artes gráficas . Foi estimulado por seu pai que era professor de desenho, estudando na Escola Superior de Belas-Artes de Barcelona.

Passou por vários estilos, entre eles o cubista, o surrealista e o expressionista. Sofreu influências da arte africana e da colombiana.
Sua obra retrata principalmente fatos da vida burguesa e da vida circense. Seu trabalho mais conhecido é "Guernica", pintado em 1937, inspirado na cidade espanhola, destruída durante a Guerra Civil da Espanha e que possuía o mesmo nome.
Entre suas obras podemos citar: "Arlequim", "A Guitarra", "Mendigos", "O Cego", "A Família Soler", "O Moço do Cavalo", "Mulher de Verde", "A Alegria de Viver", e outras.


Em seus últimos anos  Picasso voltou-se para criações de fantasia e invenção de quadrinhos. Ele trabalhou de forma consistente em escultura, cerâmica e nas artes gráficas, produzindo milhares de desenhos soberba, ilustrações e cenografias. Com vigor inabalável pintou variações brilhantes sobre as obras de outros mestres, como Delacroix e Velázquez, e continuou a explorar novos aspectos da sua visão pessoal até sua morte. Seus últimos trabalhos notáveis incluem estupro das Sabinas (1963;. Mus Picasso, Paris) e Young Banhista com areia Pá (1971, coleção particular, França). Em virtude de sua vasta energia e poder esmagador de invenção Picasso continua a ser destaque entre os mestres de todos os tempos.

“Deus é, sobretudo, um artista. Ele inventou a girafa, o elefante, a formiga. Na verdade, Ele nunca procurou seguir um estilo – simplesmente foi fazendo tudo aquilo que tinha vontade de fazer”.  Pablo Picasso.

Algumas de Suas Obras:




Nenhum comentário:

Postar um comentário