terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Van Gogh



Van Gogh



Vincent Van Gogh nasceu na Holanda, no dia 30 de março de 1853. Começou a atuar por volta  dos 15 anos de idade.trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase 20 anos foi morar em Londres, e logo depois em Paris. Mas  seu interesse por assuntos religioso era tão grande, que resolveu estudar teologia, na cidade de Amsterdã. Mesmo sem terminar o curso, atuou como pastor na Bélgica, por pouco tempo, aproximadamente 6 meses. Impressionado com a vida e o trabalho dos mineiros da cidade, elaborou vários desenhos a lápis.

Em 1880 retornou a Haia, e passou a dedicar mais o seu tempo a pintura. Com influência da Escola de Haia, realizou uma série de trabalhos, utilizando técnicas de jogos de luzes, onde suas telas retratavam a vida cotidiana dos camponeses e os trabalhadores na zona rural da Holanda.

Em 1886, foi morar em Paris com seu irmão. Neste período conheceu  pintores como Emile Bernard, Paul Gauguin, Edgar Degas e Toulouse Lautrec, representantes do impressionismo, recebendo assim uma influência muito grande desses artistas impressionistas, onde podemos ver em varias de suas obras.

Depois de 2 anos , mudou-se para cidade de Arles, ao Sul do País. Como era uma região com muitas paisagens rurais, acabou por pintar várias obras com girassóis.
Convidou Gauguin para morar com ele no Sul da França, juntos  fundaram um centro artístico naquela região. Com o tempo os dois começaram a ter desentendimentos, fazendo com que Gauguin, voltasse para  Paris, e Vincent entra então em depressão, tendo em várias ocasiões ataques de violência e seu comportamento ficou muito agressivo. Nesta época chegou a cortar a orelha.

“Alguns biógrafos da vida do artista afirmam que o ato foi uma espécie de vingança contra sua amante Virginie, depois que Van Gogh descobriu que ela estava apaixonada pelo artista Paul Gauguin. De acordo com esta versão, Van Gogh teria enviado a orelha ensanguentada, dentro de um envelope, para a amante.”

Seu estado psicológico passou a refletir em suas obras, começou a pintar com pinceladas rápidas e pequenas. Em 1889, sua doença ficou mais grave onde acabou internado em uma clínica psiquiátrica. Nesta clínica que era dentro de um mosteiro, existia um belo jardim, onde passou a ser sua fonte de inspiração, foi ai que começou a surgir em suas pinturas as curvas em espiral.

Tempo depois deixou a clinica e voltou a morar em Paris, próximo de seu irmão e do doutor Paul Gachet, que iria lhe tratar. Porém sua situação depressiva não regrediu. No dia 27 de julho de 1890, atirou em seu próprio peito, foi levado ao Hospital, mais não resistiu, morrendo 3 dias depois.

Algumas de suas Obras:







Um comentário: