terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Papel e Lápis

Materiais para desenhar.

Na real não importa muito a técnica do desenhista, porém é sempre bom ter um bom material de desenho. Claro que  o material não vai trabalhar sozinho. O desenhista tem que praticar, o talento  do desenhista não vem do nada, e sim, vem de sua busca por melhoras, é a vontade que ele tem de desenhar, o interesse. Se caso você não gosta de fazer desenhos, não fica com vontade de desenhar quando vê um papel e uma caneta, é melhor procurar outro tipo de ofício. Ninguém nasce sabendo desenhar, a pessoa chega a certo nível, praticando, desenhando sempre que possível, é a pratica que leva ao aperfeiçoamento. O que o material adequado vai fazer é auxiliar o desenhista a fazer a sua “ ARTE “ de maneira mais prática, rápida e flexível. Por isso é importante ter um bom material.


1 – Papel.


Existem, vários tipos de papel, com peso, formatos, tamanhos diferentes, são inúmeros ,
Aqui vou postar alguns desses variados modelos de papel.

A numeração mais comum é a da Série “ A “, que vai do A0 ( maior ) até o A8 ( menor ). E  seus tamanhos  duplicam pelo lado menor, conforme a numeração. Por exemplo, um papel A3 é 2 vezes maior que o A4, isso claro multiplicado pelo lado menor, no caso é como se fossem 2 A4 colocados lado à lado de pé.

Papel A4: É o mais comum, suas dimensões são de 210 X 297mm, levemente menor que uma folha de ofício. O peso é de 75g.

Papel Canson: Existe em vários tamanho, porem se a dimensão dele for igual ao A4 , seu peso é de 90g pra cima. É o tipo de papel um pouco mais requintado, voltado mais para a arte final.


2- Lápis


Os lápis para desenhos são numerados conforme a dureza e intensidade do traço que deixam.
Aqui  exemplifico as variações e os modelos ( H, HB,B ) do mais solido ao mais macio:

Legenda das classificações dos tipos de lápis



H – lápis mais duro e claro
HB – Lápis de média dureza e clareza
B – Lápis mais macio e escuro



Nenhum comentário:

Postar um comentário