segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mestre Vitalino


Mestre Vitalino


Vitalino Pereira dos Santos ( Mestre Vitalino ), nasceu em Ribeira dos Campos, no dia 10 de julho de 1909 e faleceu no dia 20 de janeiro de 1963.
Mestre Vitalino foi um ceramista  popular brasileiro, filho de lavradores, foi um grande artesão por retratar  em seus bonecos de barro a cultura e o folclore do povo nordestino, especialmente do interior de Pernambuco. Estas obras ficaram conhecidas como arte figurativa.
Vitalino começou a desenvolver sua arte de modelar com o barro a partir dos 7 anos, pois seus bonecos eram seus brinquedos de menino.
Hoje uma boa parte de seus trabalhos pode ser contemplada no Museu de Louvre, em Paris, na França. No Brasil, a maior parte de suas obras estão nos museus Casa do Pontal e Chacará do Céu, Rio de Janeiro, no Acervo Museológico da UFPE, em Recife e em Alto do Moura.

Algumas de suas Obras:









sábado, 15 de janeiro de 2011

Maurício de Sousa



Maurício De Sousa




Nascido no dia 27 de outubro de 1935, em Santa Isabel, São Paulo,
filho do barbeiro Antônio Mauricio de Sousa e da poetisa Petronilha Araújo de Sousa e deve ter herdado de sua mãe o gosto pela arte.
Logo após seu nascimento sua família se mudou para Mogi das Cruzes, mais tarde foram para a capital São Paulo, onde Mauricio começara a estudar no externato São Francisco e depois em outros colégios. Algum tempo depois começou a fazer algumas ilustrações para o jornal de Mogi. Por quase 5 anos  trabalhou como repórter policial no jornal folha da manhã, mas entre uma matéria e outra continuava a dedicar-se ao desenho, onde conseguiu uma abertura para começar com algumas tirinhas, Bidu e Franjinha foram  as sua primeiras tiras a começar a circular através do jornal em 1959. Com o decorrer do tempo Mauricio foi criando outros personagens, como Chico Bento, Cebolinha entre outros.
Alguns personagens também surgiram por inspiração de seus filhos e também de seus amigos de infância como. Mauricio sendo pai de 10 filhos teve inspiração de sobra para  criar seus personagens. A turma da Monica foi lançada então em 1970 chegando a incrível cifra de 200 mil exemplares.
Em 2007, todos os títulos da Turma da Mônica passaram para a multinacional Panini, que na época também possuía os direitos sobre as publicações dos super-heróis da Marvel e DC Comics.

Alguns de seus personagens:

A Turma, Magali, Cascão, Cebolinha e Mônica



Anjinho


Cascão


chico Bento



franjinha




Horácio


Cebolinha



Magali



 Mônica